Santo André / SP - domingo, 05 de maio de 2024

Login para pacientes

Clique no botão "Acessar" para visualizar seus documentos médicos.

Acessar

A Consulta

Como aproveitar melhor o tempo da consulta médica

 

Durante uma consulta médica, é freqüente que os pacientes ou o próprio médico desviem do assunto em questão e discutam pontos não tão importantes para o esclarecimento da doença.

Por isso preparamos algumas orientações para que você, paciente, possa aproveitar melhor o tempo que passam com os médicos.
O que é uma consulta médica?
Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão. Veja algumas dicas para uma boa consulta:
 
Horário
Procure não chegar atrasado. Você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma chegar muito adiantado também poderá causar transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório. Programe-se para chegar na hora marcada.

Acompanhantes
O acompanhante é necessário e benvindo em pediatria. Mais do que dois acompanhantes, entretanto, pode ser prejudicial à consulta, causando distrações no médico e no próprio paciente.
 
Cronologia
Procure fazer um resumo do problema da criança antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer.
Medicação
 Anote todos os medicamentos que a criança toma habitualmente ou que tomou durante o período em que esteve adoentada, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.

Exames
Leve todos os exames relacionados à doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, a criança estava bem. Assim, o médico pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença.

Dúvidas
Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico lhe disse, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido.
 
Retornos
Retornos são comuns em pediatria e frequentemente são solicitados pelo próprio médico. Cada consulta gera um período de retorno de 15 dias, período no qual não será cobrada nova consulta.